top of page

Abrapel na Mídia: Guerra eleitoral: cidades menores têm mais pesquisas do que capitais


Segundo a revista Metrópoles, a quantidade de levantamentos registrados até o momento nas eleições deste ano já é a maior da série histórica. Na quinta-feira, o sistema do TSE contabilizava um total de 10.789 pesquisas encomendadas, número que subiu para 11.440 na sexta-feira (27/9) – o maior desde 2012, quando o Tribunal começou a registrar e divulgar dados de pesquisas eleitorais.


Mara Telles, presidente da Abrapel, critica a proliferação de pesquisas com metodologias questionáveis, usadas para influenciar o eleitorado. Ela reconhece que há bons institutos no Brasil, que seguem rigorosamente as regras de amostragem, mas alerta que muitos outros fazem o oposto.


Para ela: "Não é exatamente uma guerra numérica. É uma guerra de desinformação. A desinformação virou um grande negócio, e há muita gente lucrando com isso. Existem vários pequenos institutos, desconhecidos do público, que estão vendendo fantasias para os candidatos. São institutos que negociam resultados, muitos criados às vésperas das eleições."

Comments


Post: Blog2 Post

Seja um Associado

Ao se associar você poderá participar dos eventos, atividades da associação, descontos em cursos, palestras e produtos, informações qualificadas, além de ter acesso exclusivo ao nosso repositório de dados e a todos os benefícios da ABRAPEL!

Gratuito até Abril de 2023

Indivíduos que atuam em pesquisas e estudos eleitorais em instituições públicas e privadas nacionais.

bottom of page