Nota de Repúdio - ABRAPEL/ABEP





A ABRAPEL (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais) e a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) repudiam veementemente o tratamento que tem sido dispensado às equipes de pesquisadores das empresas que realizam pesquisas eleitorais.


Os pesquisadores de diversas empresas têm sido alvo de hostilidade crescente e intimidadora durante a realização do trabalho em diferentes regiões do País. Há relatos de tentativas de interferências, perseguições, xingamentos, exposição dos entrevistadores em redes sociais, intimidações por agentes públicos e até agressões físicas e verbais.


As empresas de pesquisa realizam um trabalho importante para o processo eleitoral, fornecendo informações relevantes à população. A tentativa de interferir no trabalho dessas empresas ou descredibilizá-las representa uma afronta à liberdade de expressão e à própria democracia.


Nesse sentido, a recomendação aos pesquisadores é que essas situações, que em alguns casos são passíveis de responsabilização na esfera criminal, sejam sempre denunciadas às autoridades competentes.





 

Seja um Associado

Ao se associar você poderá participar dos eventos, atividades da associação, descontos em cursos, palestras e produtos, informações qualificadas, além de ter acesso exclusivo ao nosso repositório de dados e a todos os benefícios da ABRAPEL!

Gratuito até Abril de 2023

Indivíduos que atuam em pesquisas e estudos eleitorais em instituições públicas e privadas nacionais.