3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL ABRAPEL
Metodologias e Desafios das pesquisas eleitorais nas democracias contemporâneas
03 de dezembro de 2024
8h – 12h
Oficina 1
Tema: Introdução à análise de dados quantitativos em surveys
Ministrante: Dalson Figueiredo (UFPE)
Ementa: O curso visa capacitar os participantes a utilizarem ferramentas e técnicas de análise de dados quantitativos em pesquisas por meio de surveys, abordando os principais desafios e boas práticas na formulação de perguntas, tratamento e interpretação dos dados. Objetivos Específicos: Compreender os elementos-chave para a elaboração de questionários e a coleta de dados. Aplicar métodos estatísticos básicos e intermediários para analisar os dados de surveys. Identificar os principais desafios na formulação de perguntas e na construção de variáveis. Utilizar softwares apropriados para processar, visualizar e interpretar dados.
8h - 12h
Oficina 2
Tema: Ferramentas básicas da estatística para
pesquisas eleitorais
Ministrante: Jakson Alves de Aquino (UFC)
Ementa: Como é possível descrever um sistema complexo como o de um grande país como o Brasil e como representar temas como a opinião dos eleitores, em âmbito nacional? Em resposta a estes questionamentos surge o campo da Estatística, que tem como propósito coletar, explorar e demonstrar dados em busca de descobertas de padrões e tendências. Existem diversas maneiras de realizar esse tipo de análise. Porém, no geral, ela segue etapas que serão explicados nessa oficina: descrição dos dados a serem analisados; exploração dos dados; modelos para compreender os dados; provação ou refutação da validade do modelo; o uso de análises preditiva.
8h - 12h
Oficina 3
Tema: Uso do software IRAMUTEQ: Análises estatísticas sobre corpus textuais e tabelas de indivíduos por palavras
Ministrante: Arthur Leandro (UFPE e TCU)
Ementa: O IRAMUTEQ é um programa gratuito, que se ancora no software R e permite diferentes análises estatísticas sobre corpus textuais e sobre tabelas de indivíduos por palavras. Com uma interface amigável e utilização intuitiva, possibilita o levantamento estatísticas textuais clássicas, a pesquisa de especificidades de grupos, a classificação hierárquica descendente, diversas análises de agrupamento e similitude, e gera alguns gráficos, como nuvens de palavras e diagramas de análise de correspondência. Pelo seu rigor estatístico, diferentes possibilidades de análise, interface simples e compreensível, o IRAMUTEQ pode trazer muitas contribuições às pesquisas eleitorais provenientes dos materiais textuais, inclusive postagens de internet e transcrições de materiais orais, e constitui um instrumento importante para a pesquisa acadêmica e profissional.
14h – 18h
Oficina 4
Tema: Desenho, organização e análise de grupos focais
Ministrante: Carolina de Almeida de Paula (Conselho Editorial da ABRAPEL/ LEMEP/IESPE)
Ementa: Os grupos focais são uma modalidade de pesquisa qualitativa voltada para explorar e aprofundar informações sobre um tema específico. O objetivo é compreender a diversidade de opiniões dos participantes, sem a necessidade de produzir consenso. O curso aborda, de modo panorâmico, desde a concepção do roteiro da pesquisa até a apresentação dos resultados. Ele é voltado para estudantes e profissionais que desejam trabalhar com essa técnica em pesquisas de opinião e de mercado.
14h - 18h
Oficina 5
Tema: Análise de conteúdo categorial em pesquisas qualitativas
Ministrante: Andressa Butture Kniess ((INCT-DSI e UFPR)
Ementa: A análise de conteúdo categorial é um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. O objetivo da oficina é o de introduzir noções de como realizar uma análise de conteúdo categorial em pesquisas eleitorais, com teorias e exemplos práticos. Na oficina serão discutidas as etapas para uma análise categorial: conceituação, desenho (amostra, codificação, pré-teste, teste de confiabilidade etc.) e a análise dos dados.
14h - 18h
Oficina 6
Tema: Metodologias de construção de imagens na comunicação política
Ministrante: Joyce Leão (UFAL)
Ementa: A comunicação política visa compreender como se constrói o rumo das ações de governos, instâncias públicas e políticos, por meio de estratégias baseadas em informações e conteúdo que chegam ao público. Com o espaço alcançado pela comunicação, o campo de discussão político se expandiu, sendo assim, o objetivo da oficina é tratar os processos comunicativos que atravessam a política institucional formal, eleições, organizações do mercado, associações cívicas e as experiências das pessoas em diferentes domínios sociais a partir da construção de imagem.
18h45
SOLENIDADE DE ABERTURA
Reitor:
Magnífico Reitor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL Prof. Dr. Josealdo Tonholo (UFAL)
Presidente da ABRAPEL
Profª. Drª. Mara Telles (UFMG)
Diretora do Instituto de Ciências Sociais
Profª. Drª. Luciana Santana (UFAL)
Representante - SECTI/AL
19h30
CONFERÊNCIA de ABERTURA
Tema: Impactos da Tecnologia nas pesquisas e na Opinião Pública na era da (des)informação.
Ministrante: Robert Muggah (Canadá)
Ementa: A comunicação política visa compreender como se constrói o rumo das ações de governos, instâncias públicas e políticos, por meio de estratégias baseadas em informações e conteúdo que chegam ao público. Com o espaço alcançado pela comunicação, o campo de discussão político se expandiu, sendo assim, o objetivo da oficina é tratar os processos comunicativos que atravessam a política institucional formal, eleições, organizações do mercado, associações cívicas e as experiências das pessoas em diferentes domínios sociais a partir da construção de imagem.