Ferramenta estima as probabilidades dos candidatos nos dois turnos. Ainda analisa de a disputa pode terminar no 1º turno
Jornalistas, estrategistas, pesquisadores e quem acompanha as eleições de 2022 têm à disposição, desde o início de junho, a ferramenta inédita para consultas: a plataforma Oddspointer (www.oddspointer.com).
Quem acessar a página eletrônica terá informações, com gráficos e textos curtos, em tempo real, do desempenho médio dos presidenciáveis, e também das probabilidades de cada um, nos dois turnos.
O Agregador ODP, é uma fotografia da disputa eleitoral pela opinião pública, segundo dados consolidados de 12 institutos de pesquisas, entre eles, Datafolha, Ipespe, Ipec e MDA.
O ODP combina os resultados dos levantamentos para estimar a proporção de votos sobre o total do eleitorado que seria recebida por cada candidato, considerando-se que a eleição viesse a ocorrer na data do survey (pesquisa quantitativa) mais recente.
Ele considera as características amostrais, metodologia e questionário de cada material divulgado, registrado no TSE, atribuindo pesos distintos aos institutos que realizaram maior número de estudos e com experiência comprovada no acompanhamento de pleitos. Sua atualização ocorre sempre a partir da publicação de novos levantamentos.
Algoritmo e inovação
Inspirado em experiências na Europa e Estados Unidos, como a tradicional The Economist e os sites FiveThirtyEight e Político, o algoritmo Oddspointer é uma novidade no Brasil.
A ferramenta estima semanalmente as probabilidades de os candidatos chegarem em primeiro e segundo lugar ao segundo turno da eleição presidencial, ou um deles vencer no primeiro ou segundo turno.
Ela processa as intenções de votos captadas pelas pesquisas e um conjunto de variáveis do dia da população: política, economia, perfil populacional e comportamento. Entre as variáveis estão: taxa de desemprego, desemprego, IPCA, percepção da Economia, avaliação do Governo Federal, rejeição e exposição.
Coordenadores da plataforma, o cientista político Vinicius Alves e o jornalista Mauro Rocha explicam que “as pesquisas e questões políticas, econômicas e culturais têm conexão com o desempenho dos competidores”.
A plataforma teve a consultoria do sociólogo, cientista político e sócio emérito da ABRAPEL Antonio Lavareda.
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