top of page
Blue and White Modern Company Logo (Cartões postais) (Panfletos publicitários (Paisagem)).

Maurício Costa Romão é Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois e autor de obras como "Eleições e Pesquisas Eleitorais: Desvendando a Caixa-Preta" e "Sistema Brasileiro de Eleições de Deputados e Vereadores" além de diversas publicações em periódicos nacionais e internacionais. Ao longo de sua trajetória, foi Visiting Scholar em instituições prestigiadas, como Harvard e University College London, e ocupou importantes cargos no Brasil, como Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

População, deputados e proporcionalidades

Apesar das mudanças populacionais havidas desde as eleições de 1994,1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, o Congresso não promoveu as devidas alterações nas representações dosestados, gerando evidentes desproporcionalidades.

monumentos_brasilia_cupula_plenario_da_c

Desaprovação de governantes
no mundo contemporâneo

Os índices de aprovação do trabalho dos governantes variam de país para país, dependendo de fatores específicos relacionados à economia, à política, às crises, às “entregas”, à liderança, à empatia, à fadiga de material, entre outros. Índices elevados de aprovação são raros ...

ideias-globais-de-viagens-de-negocios-iluminadas-no-mapa-mundi-gerado-por-ial_edited_edite

Uma síntese do problema das sobras eleitorais

A Lei 14.211/21 estatuiu a "regra dos 80-20" para as eleições proporcionais: somente poderão concorrer às sobras de voto partidos ou federações com votaçãode pelo menos 80% do quociente eleitoral (QE) e que seus candidatos obtenham votos de no mínimo 20% desse QE. 

QE_edited_edited.jpg
  • X
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube - Black Circle
  • Preto Ícone LinkedIn

Edifício Parque Cidade Corporate - Setor Comercial Sul, Quadra 09, Bloco C, 10º andar, Sala 1003 - Parte E-2 - Asa Sul, Brasília - DF, 70308-200

©2022 por ABRAPEL.

bottom of page