top of page

Nota de Posicionamento - ABRAPEL/CESOP


Diante da iniciativa do ministro da Justiça, Anderson Torres, de solicitar à Polícia Federal abertura de inquérito para apurar eventuais irregularidades realizadas pelos institutos de pesquisa de opinião e da disposição do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, em promover a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o mesmo fim, a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vêm a público se manifestar:


Pesquisas de opinião são realizadas de maneira científica há décadas em democracias no mundo todo. São instrumentos fundamentais para o conhecimento da sociedade, para a formulação de políticas públicas e para a informação dos cidadãos.


Pesquisas de opinião apontam tendências e percepções e, no caso de eleições, de maneira alguma pretendem produzir prognósticos. Para além disso, fazem parte do rol de instrumentos à disposição dos cidadãos para que tomem suas decisões livremente, elemento fundamental do regime democrático.


As pesquisas eleitorais contam atualmente com regulamentação da justiça e com padrões de conduta internacionalmente reconhecidos e aplicados pela própria indústria.


Diante disso, é com muita preocupação que a Abrapel e o Cesop/Unicamp veem as recentes tentativas de intimidação e criminalização dos institutos de pesquisa por parte de atores políticos e institucionais.


O regime democrático demanda a livre circulação de ideias e de informação e as pesquisas de opinião são fundamentais para o pleno exercício da cidadania.



Brasília, Campinas, 06 de outubro de 2022.


Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel)

Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp

Post: Blog2 Post

Seja um Associado

Ao se associar você poderá participar dos eventos, atividades da associação, descontos em cursos, palestras e produtos, informações qualificadas, além de ter acesso exclusivo ao nosso repositório de dados e a todos os benefícios da ABRAPEL!

Gratuito até Abril de 2023

Indivíduos que atuam em pesquisas e estudos eleitorais em instituições públicas e privadas nacionais.

bottom of page